Cultour

Visitas acompanhadas por arquitectos a obras de arquitectura

Reinterpretar o Passado

Reinterpretar o Passado
18-Abr-2015
PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
 
Reinterpretar o Passado
Visita a Coimbra com João Mendes Ribeiro: Casa da Escrita, Laboratório Chimico, Casa das Caldeiras e Pátio da Inquisição.
 
18 abril, sábado, das 9h00 às 20h00
 
A CASA DA ARQUITECTURA e a CULTOUR retomam a programação dos PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA com uma visita a Coimbra com o tema: Reinterpretar o Passado.
 
Esta visita a quatro obras da autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro, em Coimbra, teve a virtude de nos mergulhar no passado com os olhos do presente.
 
No dizer do arquiteto “ser contemporâneo hoje é recriar o passado” e essa recriação faz-se através da minuciosa e instruída manipulação do que até nós chegou, adaptando-o a usos novos. Essa adaptação assume, consoante o caso e o contexto, formas específicas que vão desde o simples restauro à construção nova, como acontece na Casa das Caldeiras.
 
Intervir sobre edifícios existentes, carregados de história e de significado, põe questões éticas que se transmitem para o exercício da arquitetura e para o seu resultado, de um modo muitas vezes imperceptível, mesmo para os que estão mais próximos da disciplina. Esta foi uma oportunidade para entender nestas exemplares obras, e pela mão do seu autor, os desafios e as opções tomadas.
 
Casa da Escrita, Laboratório Chimico, Casa das Caldeiras e Pátio da Inquisição foram as obras visitadas. Todos espaços culturais, ligados à investigação, às artes e às ciências. Todos espaços públicos que se dão a usufruir.
 
Organização: CASA DA ARQUITECTURA e CULTOUR
Apoio à divulgação: OASRN
 
PROGRAMA:
 
09h00 – Saída CASA DA ARQUITECTURA, Matosinhos
10h30 – Casa da Escrita
12h00 – Laboratório Chimico
 
13h30 – Almoço Livre ou com possibilidade de marcação na Casa das Caldeiras
 
15h00 – Casa das Caldeiras
16h30 – Pátio da Inquisição
18h00 – Saída de Coimbra
19h30 – Chegada à CASA DA ARQUITECTURA, Matosinhos
 
 
 
Álbum da Visita: