Cultour

Visitas acompanhadas por arquitectos a obras de arquitectura

Infraestruturas: lugar de arquitetura

Percursos pela Arquitetura Contemporânea - Infraestruturas: lugar de arquitetura
Infraestruturas: lugar de arquitetura
Infraestruturas: lugar de arquitetura
Infraestruturas: lugar de arquitetura
21-Set-2013
PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
 
Cada vez mais o papel do arquiteto e o lugar da arquitetura ultrapassam o convencional e rompem algumas fronteiras. Longe está a polémica sobre as fronteiras disciplinares entre a arquitetura e a engenharia. Hoje, os arquitetos são chamados a colaborar e a projetar infraestruturas que, durante anos, eram exclusivamente da responsabilidade dos engenheiros.
 
O Metro do Porto é um excelente exemplo, não só da colaboração entre estas duas disciplinas, mas também de como uma infraestrutura de mobilidade pode ser motor e fator de regeneração urbana.
 
A operação Metro do Porto foi, em nosso entender, o projeto que mais induziu transformação em cada um dos pilares que sustentam as políticas de regeneração urbana: urbanismo, economia e ambiente, coesão social e como corolário sustentabilidade.
 
A visita que a CULTOUR e a CASA DA ARQUITECTURA programaram fez, por isso, todo o sentido. A Maia não seria a mesma se o Metro não atravessasse o coração da cidade.
 
Fomos visitar o troço de Metro na Maia, o qual foi realizado por João Álvaro Rocha, o arquiteto com quem Souto de Moura, o coordenador geral do projeto do Metro do Porto, contou neste território. Tivemos o privilégio de ter a presença de João Álvaro Rocha durante toda a visita.
 
Tivemos ainda a oportunidade de visitar o interior de duas obras de arquitetura: o edifício multifuncional da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura na Maia e o Complexo Ambiental da Quinta da Gruta, da autoria do arquiteto João Álvaro Rocha.
 
Programa
 
09h00 – Encontro e visita à Estação de Metro Parque Maia (com o autor João Álvaro Rocha)
09h30 – Passagem pela Praça do Município e estação do Fórum Maia de Eduardo Souto Moura
10h00 – Edifício de Escritórios e Habitação na Maia de Eduardo Souto Moura: visita a um dos apartamentos e um dos escritórios.
11h00 – Estação de Metro da Zona Industrial (com o autor João Álvaro Rocha)
12h15 – Estação de Metro do Castelo da Maia (com o autor João Álvaro Rocha)
12h30 – Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta: edifício do Ambiente e Escola de Educação Ambiental (com o autor João Álvaro Rocha)
14h00 – Fim da visita.
 
 
Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição:
Nº máximo de participantes: 45 pessoas; Nº mínimo de participantes: 30 pessoas
 
Preço por pessoa: 15€ (andante e viagens de metro incluídas; seguro de acidentes pessoais não incluído)
CRÉDITOS PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS: 2 créditos.
 
Álbum da Visita