Cultour

Visitas acompanhadas por arquitectos a obras de arquitectura

Avenida da Boavista: lugar urbano, cruzamento de arquiteturas

Avenida da Boavista: lugar urbano, cruzamento de arquiteturas
Avenida da Boavista: lugar urbano, cruzamento de arquiteturas
Avenida da Boavista: lugar urbano, cruzamento de arquiteturas
12-Out-2012
PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
 
Visita guiada feita a partir de um percurso de bicicleta, através da qual se pretendeu aproximar a arquitetura dos cidadãos comuns. A Avenida da Boavista (1854) cumpre o objetivo de ligação da cidade com o mar. Esta ligação é o suporte de algumas das mais singulares obras arquitetónicas do século XX: Arménio Losa, Álvaro Siza, Souto de Moura, Rem Koolhaas e Sidónio Pardal, são alguns dos arquitetos que iremos encontrar. O geógrafo Álvaro Domingues, acompanhado pela arquiteta Clara Vale, ajudou à leitura e à compreensão do percurso. Através desta visita abriu-se a possibilidade de explorar o tema da regeneração urbana acentuando o papel da mobilidade sustentável na cidade; proporcionar ao cidadão comum uma aproximação do entendimento do organismo urbano; e fomentar a utilização da bicicleta como modo de locomoção sustentável.
 
Programa
 
Início do percurso em bicicleta na Rotunda da Boavista. Referências e paragens na Casa da Música, nos edifícios projetados por Arménio Losa, Eduardo Souto de Moura, Álvaro Siza, João Pedro Guimarães e António Barbosa, e Sidónio Pardal pontuam a visita que terminará na frente de mar em Matosinhos.
 
Esta visita integrou a 2ª edição do ARQ OUT - Mês da Arquitetura 2012, uma cartografia de eventos divulgada anualmente pela OASRN no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Arquitetura.
 
Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição:
Nº máximo de participantes: 30 pessoas
Nº mínimo de participantes: 20 pessoas
 
Meio de transporte: bicicleta (a assegurar pelo participante ou a alugar pela organização, caso os participantes não disponham de meio de transporte próprio).
Preço por pessoa: 
- €8,00 (inclui seguro para acidentes pessoais; não inclui bicicleta);
- €18,00 (inclui aluguer da bicicleta, a entregar no início do percurso e a ser recolhida no final e seguro para acidentes pessoais).
 
Álbum da visita