Cultour

Visitas acompanhadas por arquitectos a obras de arquitectura

Arquitetura de Siza Vieira em Santiago de Compostela

Arquitetura de Siza Vieira em Santiago de Compostela
Arquitetura de Siza Vieira em Santiago de Compostela
Arquitetura de Siza Vieira em Santiago de Compostela
15-Out-2005
O Centro Galego de Arte Contemporânea (1988/ 93), encomendado ao Arquiteto Siza Vieira pela Junta da Galiza, tem a particularidade de ser uma intervenção num contexto histórico muito marcado. A opção de localização do edifício à face da rua, ocupando em lugar de destaque e simultaneamente confundindo-se com o edificado é, segundo o arquiteto, um modo de o fazer participar da vida da cidade. Assim o jardim de Santo Domingo de Bonaval, que também iremos visitar, adquire uma posição mais recatada e influencia a própria concepção arquitetónica do museu. Depois, a luz e a sequência dos espaços expositivos, são ainda razão de sobra para nos deixarmos encantar por este edifício. 
 
A Faculdade de Ciências da Comunicação (1992/2000) a segunda grande obra de Siza nesta cidade de fortíssimo carácter, tem a particularidade de, em oposição à primeira se localizar numa zona de urbanização recente. Se este edifício estabelece claras relações com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e com a Escola Superior de Educação de Setúbal que se lhe antecederam, é em Santiago que encontra a sua razão para existir criando ela própria lugar. 
 
O arquiteto Marco Rampulla colabora desde há 11 anos com o arquiteto Álvaro Siza, e para além da obra da Escola, coordenou também a construção da Fundação da Caixa da Galiza em Pontevedra, a Câmara Municipal de Rosário na Argentina, encontrando-se neste momento a acompanhar a edificação de um Pavilhão Polidesportivo em Barcelona.
 
Programa
 
08h00 - Saída do Porto (Praça Francisco Sá Carneiro – Café Velásquez)
12h00  - Visita à Faculdade de Ciências da Comunicação
14h00 - Almoço livre
16h00 - Centro Galego de Arte Contemporânea e Parque de Bonaval
21h00 - Chegada ao Porto
 
 
Álbum da visita